CONTATO

© 2017-2019 por Novo Liceu

ACOMPANHE-NOS NAS REDES SOCIAIS
  • YouTube - Círculo Branco
  • SoundCloud - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

Diálogos, Conselhos e a Longa Estrada

March 16, 2018

 

Nos dia à dia da docência nos deparamos com alunos que enfrentam inúmeras dificuldades para concluir seu curso de graduação. Alguns me procuram pedindo conselhos sobre caminhos à seguir após a formatura.

 

Geralmente as dúvidas estão relacionadas a qual carreira seguir: Advocacia, Magistratura, Ministério Público ou Defensoria. Mas não menos vezes, estes estudantes revelam seus medos e dificuldades.

 

Como já fui estudante de graduação, conheço bem estas dificuldades. Uma matéria complicada, a falta de vocabulário, a escassez de tempo para estudar pois trabalhamos os outros períodos e a falta de dinheiro.

 

Sim, passei por isso.

 

Mas sempre tento convencê-los, nestas conversas, a refletir sobre o lugar onde se encontram. Digo: “cara, você está na faculdade de Direito! Por si só isso não te motiva?”

 

Mas como disse acima, sempre recebo pedido de conselhos de alunos. Para tanto, possuo uma página pública no Facebook - Prof. Arthur Junior - que você já está convidado a curtir.

 

Dias atrás, recebo a mensagem de um aluno com um pedido de conselho. Transcrevo aqui a conversa, sem edição, para que você que me lê perceba que não está sozinho no mundo! Todos nós possuímos nossos obstáculos:

 

Aluno: “Professor, bom dia. Tudo bem? Professor, primeiramente gostaria de agradecer pelas suas aulas que são espetaculares! Eu saio das aulas realizado com o curso. Muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos com a gente. Somos privilegiados com o curso. Muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos com a gente. Somos privilegiados.

Também quero tomar a liberdade de lhe pedir um conselho. Quando terminei a faculdade, o sonho dos meus pais era que eu cursasse engenharia e o meu sonho sempre foi o Direito, atuar advogando mesmo. E por grande incentivo deles eu acabei cursando engenharia, me formei ano passado e tenho um emprego até que bacana, um salário mais ou menos... mas tomei a coragem de seguir meu coração e cursar direito agora, aos meus 25 anos. Porém, eu quero aprender o máximo possível e absorver o máximo de informações possíveis... e, eu sei que em determinado momento um estágio será fundamental para meu desenvolvimento. E, por eu ser casado e ter responsabilidades e contas para pagar, eu vou ter que me programar bem para uma redução drástica de salário. O senhor poderia me aconselhar em qual momento devo tomar essa iniciativa? Quando será o momento para largar minha profissão e cair de cabeça no Direito... gostaria de ouvir sua opinião, não só como professor, mas como ser humano e amigo.

Desculpe tomar seu tempo, sei que o senhor deve ser mt (sic) ocupado. Mas se puder me dar essa orientação, servirá de grande ajuda na minha vida profissional.”

 

Prof. Arthur Junior: “Meu amigo, bom dia! Estarei sempre aqui. Às vezes demoro a responder mas respondo...

Você já está no caminho certo. Tomou a coragem de cursar o que sempre desejou.

Está em um curso lindo. Profissão belíssima. A responsabilidade patrimonial e de liberdade de nossos clientes estão em nossas mãos. Seja bem-vindo!

Cara, sei das dificuldades do amoldamento que esta nova jornada te exige. Dias à fui longe da sua família, momentos de leitura e stress. Também passo por isso, estou longe da minha família e as vezes a vontade é realmente deixar tudo pra trás.

Mas sabe o que me motiva? A minha família! Faço por eles! Claro, tenho muito amor em minha profissão. Tanto a Advocacia quanto a docência!

O que te peço é que não desanime! Precisamos de operadores do Direito que venham com amor e técnica para mudar nosso País, em todos os sentidos.

Faça com amor! Por você e pelos seus...

Agora, sobre o estágio? Eu iniciei o meu no último ano da graduação. Em um escritório em Penápolis, interior de São Paulo, assistido por uma grande profissional, o advogado Adilson Eccheli.

Mas no seu caso, como já é engenheiro, acredito que você possa comungar as duas coisas. A empresa que você trabalha possui departamento jurídico?

No mais, ainda é tudo muito novo pra você. Ainda não sabe, mas a Universidade vai te apresentar propostas de prática jurídica.

Amigo, siga seu sonho...apenas estude com amor. Como dizemos no interior, " é com o andar da carruagem que as abóboras vão se ajeitando...

Um forte abraço!”

 

E aí, vai pedir para sair? Força! Ainda existe muita água para passar debaixo da ponte! É só fazer as coisas com amor, objetivo e honestidade!

 

Independente de qual faculdade você frequenta ou se foi meu aluno ou não.

Tudo dará certo!

Fraternal abraço!

 

O professor Arthur Junior é Doutorando em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Direito pela Uninove. Especialista em Direito Processual  pela Unisul. Professor de Direito Constitucional, Direitos Humanos e Direito Processual Civil na Unip e Uninove-SP. Membro da Comissão Especial de Liberdade de Imprensa da OAB-SP. Advogado.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Cópia_de_Sem_nome.png
Posts Em Destaque

Não Esqueça desse Conhecimento se quiser se tornar um Advogado de Grandes Causas - como a hermenêutica se destaca entre os conhecimentos essenciais pa...

August 8, 2019

1/5
Please reload

Posts Recentes