CONTATO

© 2017-2019 por Novo Liceu

ACOMPANHE-NOS NAS REDES SOCIAIS
  • YouTube - Círculo Branco
  • SoundCloud - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

Um pouco sobre Platão

 

 

Principal discípulo de Sócrates, é considerado por muitos como o maior filósofo de todos os tempos, gerando inclusive uma brincadeira de que teria sido o único filósofo, pois todos que vieram depois teriam sido seus comentadores, concordando e aprofundando temas ou discordando e propondo outras ideias, mas sempre partindo do seu pensamento.

 

É claro que existe um certo exagero, mas tal brincadeira não é de toda falsa. 


Platão dedicou toda a sua vida à filosofia, tendo sido muito impactado, principalmente em sua juventude, pela condenação à morte de Sócrates, a quem julgava ser o homem mais sábio e justo na face da Terra. Escreverá grandes críticas tanto a democracia ateniense quanto à forma de pensar da época, que privilegiava a oratória e retórica em detrimento da busca pela verdade, função essa precípua da filosofia.


Como Sócrates nada escreveu, tudo que se sabe realmente de relevante sobre ele, foi escrito por Platão. Seu pensamento é normalmente dividido em 4 grandes fases, onde a primeira seria justamente de forte influência socrática, onde escreveu obras como a "República - livro I - Politeia".

 

Posteriormente irá elaborar seu próprio sistema filosófico em sua fase intermediária, com ênfase a sua teoria das formas, com obras como o "O Banquete", dentre outras, tendo iniciado sua escola filosófica, a Academia.

 

Em sua fase chamada de maturidade, elaborou uma crítica a sua teoria das formas. Por fim, em sua fase final, Platão escreveu obras como "Crítias", onde irá escrever sobre a cidade perdida de Atlântida.


A força de seu pensamento chega até os dias de hoje com a mesma vitalidade de sempre.

 

A forma de vivermos, de pensarmos e até de estarmos no mundo no ocidente foi iniciada por Platão, e mesmo sem a maioria das pessoas se dar conta, ainda vivemos sob sua forte influência até os dias de hoje. Portanto, conhecer o pensamento platônico é conhecer a história do pensamento ocidental de ontem, de hoje e quiçá de amanhã.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Cópia_de_Sem_nome.png
Posts Em Destaque

Não Esqueça desse Conhecimento se quiser se tornar um Advogado de Grandes Causas - como a hermenêutica se destaca entre os conhecimentos essenciais pa...

August 8, 2019

1/5
Please reload

Posts Recentes