CONTATO

© 2017-2019 por Novo Liceu

ACOMPANHE-NOS NAS REDES SOCIAIS
  • YouTube - Círculo Branco
  • SoundCloud - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

sobre

A BUSCA DO PENSAMENTO CRÍTICO

 

Você já sentiu que a sua vida é uma corrida desenfreada para se adequar às metas e objetivos que a sociedade, a família, amigos, Estado, etc., esperam de você?

 

Normalmente ninguém pergunta se tais metas e objetivos te farão feliz, realizado/a, mas sim se você está conseguindo alcançá-los, se está se esforçando para atingi-los ou se está “fraquejando”. Você não tem opção, ou se coaduna a tais projetos que “construíram” para você ou será visto como um/a fracassado/a, inútil, esquisito/a, desajustado/a, louco/a ou até marginal (no sentido de estar à margem da sociedade e não se tornar aquilo que ela espera de você).

A missão do Novo Liceu é justamente mostrar que existe uma outra opção. Uma opção que lida com as individualidades, com as diversidades, que enxerga a heterogeneidade das pessoas, que percebe que não existe um único projeto de vida e de felicidade universalizáveis, mas sim individual, em todos os ramos da vida humana. Homogeneizar o que é em essência heterogêneo, é como cortar as asas de um pássaro, afirmando que o único horizonte existente é aquele dentro da gaiola, dentro da caixa.

O Novo Liceu visa fomentar o seu pensamento crítico, buscando fazer com que você construa o seu caminho de vida, aquele caminho único, aquele caminho que irá permitir com que você se sinta realizado/a, auxiliando a encontrar os seus próprios valores que farão a sua vida ser algo inédito, imprevisível, mas absolutamente digno e alegre de ser vivido.

Somos um espaço online para se pensar, refletir e discutir questões filosóficas, jurídicas, políticas, sociais, enfim, questões da vida, do nosso cotidiano, de modo crítico e reflexivo, buscando entender e analisar argumentos, fundamentos e paradigmas utilizados, sempre com respeito e tolerância, na busca por alteridade e em prol de um mundo mais fraterno.

NOSSO PILAR FUNDAMENTAL

Temos como nosso pilar primordial a filosofia. Ela é a base de tudo o que fazemos.

 

A filosofia é muito mais do que decorar como pensou esse ou aquele filósofo. É um verdadeiro exercício individual de autoconhecimento, de descobrir seus próprios valores e de construção do seu próprio caminho. E isso se aplica não somente na sua vida pessoal, mas também na sua vida profissional.

 

A escolha do nome NOVO LICEU não foi por acaso. O Liceu da antiguidade clássica correspondia a escola filosófica de Aristóteles, considerado por muitos como um dos maiores filósofos de todos os tempos, chamado por São Tomás de Aquino simplesmente de "O Filósofo", em razão da sua importância para o pensamento humano.

Assim como o Liceu de Aristóteles representou um importante local de reflexão e do pensamento livre humano, o NOVO LICEU pretende ser um espaço para discutir e pensar os dilemas contemporâneos.

COMO ATUAMOS

Atuamos para atingir nossa missão através de nossos cursos (em nosso espaço de ensino à distância - cursos online) e também de diversos materiais gratuitos que são divulgados frequentemente em nossas redes sociais e site.

Nosso conteúdo não deseja criar esquemas, fórmulas ou técnicas de aprendizagem, receitas mirabolantes de sucesso ou “vender” uma ideia de que o mundo é simples e fácil de se viver! Nosso objetivo é instigar a todos na buscar pela reflexão sobre os principais temas que permeiam nossa sociedade contemporânea.

Atualmente oferecemos cursos e materiais com enfoque:

 

- no Pensamento Filosófico, desde o conhecimento do pensamento de grandes filósofos até a aplicação desse conhecimento no nosso cotidiano.

 

- no Direito, pensando o Direito Constitucional à luz da hermenêutica, trazendo um conteúdo sofisticado e transformador para a atuação de todo profissional da área.

 

-  e na Pesquisa Científica, onde através da produção acadêmica em diversas linhas de pesquisa, podemos elaborar material relevante à nossa sociedade sempre dentro do rigor científico.

A DIREÇÃO PEDAGÓGICA DO NOVO LICEU

Após mais de 10 anos de atuação como professor universitário em cursos de graduação, especialização, mestrado em doutorado, à frente de disciplinas como Hermenêutica Filosófica, História da Filosofia, Filosofia do Direito, Direitos Humanos, Direito Constitucional, Filosofia Política, Ética e Ciência Política, o professor Thiago Rodrigues Pereira fundou o site Novo Liceu, dando forma a um sonho antigo de levar o conhecimento filosófico ao máximo de pessoas possível, através do ensino online e das redes sociais.

O professor Thiago é pós-doutor em Direitos Humanos pela Universidade Católica de Petrópolis - UCP, Doutor e Mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá - UNESA/RJ. É também palestrante junto à Motiveação Palestras e associado da Associação Brasileira de Ensino à Distância - ABED.​

Seja  muito bem-vindo ao Novo Liceu!

O DIREITO PARA O
NOVO LICEU

A ciência do Direito vem passando por profunda crise nos últimos anos. Vivemos uma cultura de apostilas, manuais, livros esquematizados e toda sorte de técnicas cujo único objetivo é uma facilitação da reflexão científica, reduzindo o direito a uma mera técnica. O objetivo no presente site será regatar a reflexão científica do Direito. Não serão dadas respostas universalmente corretas, mas sim causar inquietação no leitor, mostrando a necessidade da busca pela resposta correta, se é que exista uma resposta correta. Para trazer esse grau reflexivo ao Direito, áreas metajurídicas como a filosofia, a sociologia, a psicologia, a política, etc., serão imprescindíveis. Portanto, quem procura realmente (re)pensar o Direito, quem não procura se tornar um mero "operador do Direito" mas sim um pensador do Direito, encontrará aqui um espaço profícuo para reflexão.

A FILOSOFIA PARA O
NOVO LICEU

O início da Filosofia e o local exato do seu surgimento ainda hoje são motivo de grandes discussões e controvérsias. Contudo, o principal objetivo da filosofia e que será a ideia utilizada aqui, será o de buscar explicações para os grandes dilemas humanos, proporcionar uma inquietude sadia, um inconformismo que nos leva a buscar (re)pensar conceitos, valores e conhecimentos. Como ensinou Platão, a filosofia e a busca pelo saber não trarão paz, mas principalmente angústia, pois a busca pelo conhecimento se torna algo inerente ao nosso próprio ser, em uma luta incessante para nos desprendermos das amarras da ignorância, superarmos os valores impostos a nós, e, como espíritos livres, nos tornarmos o Übermensch, como queria Nietzsche